Mostrar tudo/Ocultar tudo
Sobre o myAL myShare 2025
O que é um Plano de Compra de Ações de Funcionários (ESPP)?
Um Plano de Compra de Ações de Funcionários (ESPP) é uma operação de aumento de capital reservada aos funcionários de uma empresa ou grupo de empresas. Esse tipo de oferta permite que o(a)s funcionário(a)s elegíveis adquiram ações em termos preferenciais.
A oferta myAL myShare 2025 é uma oportunidade de participar do desenvolvimento do Grupo tornando-se um(a) Acionista da Air Liquide S.A. ou expandindo seu portfólio de ações em termos preferenciais.
O que é o myAL myShare 2025?
Trata-se de um aumento de capital reservado ao(à)s funcionário(a)s do Grupo Air Liquide, que permite que o(a)s funcionário(a)s adquiram ações da Air Liquide S.A. em termos preferenciais.
Por que a Air Liquide está propondo um Plano de Compra de Ações de Funcionários?
Com o Plano de Compra de Ações de Funcionários (ESPP), a Air Liquide visa aumentar o número de funcionários e sua representatividade no capital social do Grupo.
De onde vêm as ações para a oferta myAL myShare 2025?
As ações são criadas por um aumento de capital reservado ao(à)s funcionário(a)s. Um aumento de capital consiste na criação de novas ações para aumentar o capital social da empresa. O(a)s funcionário(a)s que participam da oferta adquirem ações da Air Liquide a preços de subscrição.
Ao subscrever a oferta, o(a)s funcionário(a)s se tornam Acionistas da Air Liquide?
Sim. Eles se tornarão Acionistas registrados diretos. Isso significa que suas ações são registradas em seu nome em uma conta direta de ação registrada. O(a)s funcionário(a)s não pagarão nenhuma taxa de manuseio ou gestão.
A participação no Plano de Compra de Ações de Funcionários afeta a vida profissional do funcionário?
Não, essa decisão é totalmente livre e pessoal. O Plano de Compra de Ações de Funcionários (ESPP) é uma oportunidade oferecida pelo Grupo a seus funcionários; não é uma restrição ou uma obrigação.
Quais são as vantagens de ser um(a) Acionista da Air Liquide registrado diretamente?
Após a subscrição*, o(a) funcionário(a) se torna um(a) Acionista direto(a) registrado(a) da Air Liquide. O(a)s funcionário(a)s desfrutam das seguintes vantagens:
- 1 ação = 1 direito de voto
Como acionista, o(a) funcionário(a) faz parte do processo de tomada de decisões do Grupo votando na Assembleia Geral Anual.
Ele(a) também receberá informações específicas: e-mails, boletins informativos para acionistas, fichas técnicas, o Guia Prático do Acionista, etc.- +10% de bônus de fidelidade sobre os dividendos
O(a)s Acionistas funcionário(a)s serão elegíveis para receber o dividendo votado pelos Acionistas durante a Assembleia Geral Ordinária a cada ano, mais um bônus de fidelidade de 10% após dois anos de posse de suas ações.- Atribuições regulares de ações gratuitas a todos os acionistas
Essas atribuições, votadas pelos Acionistas durante a Assembleia Geral Ordinária, também se beneficiam do bônus de fidelidade de 10% para todas as ações que você possuir por dois anos.- 0 taxas de manuseio, 0 taxas de gestão
* Novas ações do Plano de Compra de Ações de Funcionários serão emitidas em dezembro de 2025.
Qual é a quantidade total de ações oferecidas?
Como parte da oferta myAL myShare 2025, 850.000 ações serão oferecidas a funcionário(a)s elegíveis. Elas serão distribuídas de acordo com as subscrições feitas pelo(a)s funcionário(a)s elegíveis.
O que acontece em caso de excesso de subscrições?
Se o número de ações subscritas for maior do que as 850.000 ações disponíveis como parte da oferta myAL myShare 2025, o valor da subscrição do(a) funcionário(a) poderá ser reduzido.
As subscrições mais altas serão reduzidas a um nível que possibilitará satisfazer todos os investidores, na medida do possível. O(a) funcionário(a) será informado(a) de qualquer redução em sua subscrição alguns dias após o término do período de subscrição. Essas informações também estarão disponíveis no site myalmyshare2025.airliquide.com.
Funcionário(a)s elegíveis
Quais funcionários são elegíveis para a oferta myAL myShare 2025?
Para participar da oferta myAL myShare 2025, o(a) funcionário(a) deve:
- ser um(a) funcionário(a) da Air Liquide S.A. ou de uma de suas subsidiárias que sejam membros do Plano de Poupança Francês (FSP) ou do Plano Internacional de Compra de Ações do Grupo (IGSPP) na data de encerramento do período de subscrição;
- ter pelo menos três meses de emprego em uma entidade do Grupo na data de encerramento do período de subscrição (os requisitos de duração do emprego e os contratos elegíveis podem variar dependendo do país). Os três meses de emprego devem ser de 1º de janeiro de 2024 a 13 de novembro de 2025.
Regras específicas para a Rússia e Bielorrússia
Como resultado das sanções impostas pela União Europeia, cidadãos ou residentes da Rússia ou Bielorrússia não podem participar desta oferta, exceto nas seguintes condições:
- se for cidadão russo ou residente da Rússia e também for cidadão de um Estado Membro da União Europeia, de um país membro do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça, ou se tiver uma autorização de residência temporária ou permanente em um desses países; e
- se for um cidadão bielorrusso ou residente da Bielorrússia e também for cidadão de um Estado-Membro da União Europeia ou tiver uma autorização de residência temporária ou permanente em um desses Estados-Membros
O(a)s funcionário(a)s cujo contrato de trabalho está suspenso podem subscrever?
Em geral, o(a)s funcionário(a)s com contrato suspenso (licença parental, licença sabática, licença maternidade ou licença médica, etc.) podem se beneficiar da oferta. Ele(a)s podem subscrever se atenderem aos critérios de elegibilidade (consulte a pergunta “Quais funcionários são elegíveis para a oferta myAL myShare 2025?”). Observe que, se o contrato de trabalho for suspenso, o(a) funcionário(a) pode subscrever até um quarto do teto da seguridade social francesa (ou seja, 11.775 euros para 2025).
O que acontece se um(a) funcionário(a) deixar o Grupo?
O(a) funcionário(a) deve ser empregado(a) por uma entidade do Grupo até o último dia do período de subscrição (ou seja, quinta-feira, 13 de novembro de 2025, às 23h59, horário de Paris). Em caso de saída antes do final do período de subscrição, a subscrição pendente será automaticamente cancelada.
Se um(a) funcionário(a) ou ex-funcionário(a) da Air Liquide decidir manter suas ações ao deixar o Grupo após o último dia do período de subscrição, nenhuma taxa de manutenção de conta será cobrada.
O(a)s funcionário(a)s em período de aviso prévio podem subscrever?
Sim, o(a)s funcionário(a)s em um período de aviso prévio podem subscrever se o aviso prévio terminar após 13 de novembro de 2025.
A subscrição é possível para cônjuges que sejam ambos funcionários de empresas no escopo da oferta?
Sim, porque a oferta é feita a cada funcionário(a) individualmente. Portanto, cônjuges podem subscrever integralmente, se desejarem, pois cada subscrição é tratada individualmente.
Preço de subscrição
Qual é o preço de referência?
O preço de referência é igual à média dos preços de abertura de negociação das ações da Air Liquide em 20dias consecutivos. Essa é a base para o cálculo do preço de subscrição.
O que é um desconto?
Um desconto é uma redução no preço de referência (consulte a pergunta “Qual é o preço de referência?”) para essa oferta. O desconto máximo autorizado é de 20%, mas pode ser menor em determinados países devido às regulamentações locais.
Como o preço de subscrição é calculado?
O preço de subscrição é igual ao preço de referência sobre o qual é aplicado o desconto oferecido pela Air Liquide.
Quando o preço de subscrição será conhecido?
O preço de subscrição será definido em 29 de outubro de 2025. Em seguida, ele será comunicado ao(à)s funcionário(a)s por e-mail, através de diferentes ferramentas de comunicação, incluindo o site myalmyshare2025.airliquide.com.
O preço de subscrição será alterado se o preço das ações da Air Liquide S.A. flutuar durante o período de subscrição?
Não. O preço de subscrição, em euros ou na moeda local, permanecerá aquele fixado em 29 de outubro de 2025, independentemente de quaisquer alterações no preço das ações da Air Liquide S.A. e de flutuações na taxa de câmbio.
O preço de subscrição será em euros ou na moeda local?
O preço de subscrição será comunicado em euros e também em moedas locais.
Qual taxa de câmbio será aplicada aos países fora da zona do euro?
A taxa de câmbio usada para determinar o preço de subscrição em moedas locais será a publicada pelo Banco Central Europeu no último dia do período usado para calcular o preço de referência.
A taxa de câmbio pode mudar durante o período de subscrição do(a) funcionário(a)?
Não. O preço de subscrição na moeda local do(a) funcionário(a) permanecerá fixo até que o preço de subscrição seja pago, independentemente de quaisquer flutuações da moeda local em relação ao euro. Os riscos cambiais serão assumidos durante o período de subscrição pelas subsidiárias da Air Liquide.
A taxa de câmbio pode flutuar durante o período de indisponibilidade?
Sim. A taxa de câmbio pode mudar durante o período de indisponibilidade de cinco anos (ou três para os EUA) e o risco cambial não é coberto durante o período de investimento.
Como a ação da Air Liquide S.A. está listada em euros na Bolsa de Valores de Paris, o valor do investimento variará de acordo com as flutuações da taxa de câmbio entre o euro e as moedas locais. Assim, se o euro se valorizar em relação à sua moeda, o valor do seu investimento denominado nessa moeda aumentará. Em contrapartida, se o euro se desvalorizar em relação à sua moeda, o valor das ações na sua moeda também diminuirá.
Ganho potencial e dividendos
O que o(a)s Acionistas funcionário(a)s podem esperar ganhar?
- Dividendos:
Como Acionista, ele(a) terá direito ao pagamento de um dividendo por ação detida a cada ano, dependendo dos resultados do Grupo e da decisão da Assembleia Geral Ordinária.- Potencial ganho de capital:
Somente quando o(a)s funcionário(a)s Acionistas venderem suas ações é que saberão se tiveram um ganho ou perda de capital. Existe, portanto, um risco de perda de capital. No entanto, o desconto oferecido na subscrição reduz o preço de compra das ações em relação ao preço de mercado e, portanto, tem um efeito amplificador no caso de um aumento e um efeito amortecedor no caso de uma queda no preço das mesmas.
O que é um ganho/perda de capital?
Um ganho ou perda de capital corresponde à diferença entre o preço de venda de uma ação e seu preço de aquisição.
Quando o preço de venda é maior do que o preço de aquisição (preço de subscrição para o myAL myShare 2025), há um ganho de capital. Por outro lado, quando o preço de venda é menor do que o preço de aquisição (preço de subscrição do myAL myShare 2025), é registrada uma perda de capital. As condições fiscais aplicáveis a esses ganhos/perdas dependem do país de residência fiscal. Mais informações podem ser encontradas na ficha informativa sobre impostos incluída no suplemento local de seu país.
O que é um dividendo?
Os dividendos são uma parcela do lucro líquido do exercício do Grupo que, por deliberação da Assembleia Geral Ordinária, é distribuído ao(à)s Acionistas.
Como o(a)s funcionário(a)s recebem os dividendos?
De acordo com o país de residência do(a)s Acionistas empregado(a)s, os dividendos são pagos através de transferência bancária para sua conta bancária ou, em determinadas subsidiárias, através da subsidiária que os emprega.
Quando os dividendos são pagos?
Em geral, os dividendos são pagos anualmente após a Assembleia Geral Ordinária, sujeitos à aprovação desta última para o pagamento de um dividendo. A data de pagamento de dividendos, bem como o dividendo proposto por ação, são anunciados no início do ano civil, geralmente na mesma época da publicação dos resultados e nos documentos relacionados à Assembleia Geral.
Quando o primeiro dividendo será pago?
Assim como qualquer outro Acionista, o(a)s funcionário(a)s receberão o valor adotado pela Assembleia Geral Ordinária. Esse dividendo, uma vez votado, é pago nos dias seguintes à Assembleia. Assim, se o(a)s funcionário(a)s assinarem a oferta myAL myShare 2025, o primeiro pagamento deverá ocorrer em 2026, sujeito à aprovação desse dividendo pela Assembleia Geral de 2026.
Os dividendos estão indisponíveis?
Não, o dividendo é pago na conta bancária de cada funcionário(a) ou, para determinadas subsidiárias, através da subsidiária que os emprega.
O(a)s funcionário(a)s precisam pagar impostos sobre os dividendos?
Os dividendos pagos pela Air Liquide S.A. estarão sujeitos a um imposto francês retido na fonte de 12,8%, ou 75% se forem pagos a uma conta bancária aberta em um Estado ou Território Não Cooperativo (NCST).
Dependendo das regulamentações locais, o(a) funcionário(a) também pode ser obrigado(a) a pagar impostos sobre os dividendos recebidos. Mais informações sobre esse assunto podem ser encontradas na ficha informativa sobre impostos incluída no suplemento local de seu país.
Os dividendos podem ser aumentados?
Sim, como Acionistas registrados diretos, o(a)s funcionário(a)s que subscrevem a oferta myAL myShare 2025 são elegíveis para o bônus de fidelidade, que lhes dá direito a +10% sobre os dividendos recebidos e a atribuições de ações gratuitas a todo(a)s o(a)s Acionistas, uma vez que tenham possuído as ações na forma registrada por dois anos corridos. Espera-se que o primeiro dividendo de fidelidade sobre as ações subscritas como parte da oferta myAL myShare 2025 seja pago em 2028, sujeito à aprovação do pagamento de dividendos pela Assembleia Geral de 2028.
Termos de subscrição
Quando subscrever?
O período de subscrição será das 9h00 (horário de Paris) de 3 de novembro às 23h59 (horário de Paris) de 13 de novembro de 2025.
As subscrições só podem ser processadas no site, que pode ser acessado 24 horas por dia, 7 dias por semana (aplicam-se exceções locais). O(a)s funcionário(a)s devem ter validado sua subscrição on-line antes do final do período de subscrição.
O formulário de subscrição em papel deve ser preenchido e enviado ao correspondente local antes do final do período de subscrição.
Quanto um(a) funcionário(a) elegível pode investir?
O(a)s funcionário(a)s podem subscrever um mínimo de uma ação.
A subscrição do myAL myShare 2025 é limitada a 25% da remuneração anual bruta do(a) funcionário(a)exceto conforme descrito no IGSPP ou em qualquer adendo aplicável em seu país, ou no suplemento local.
Se os pagamentos forem feitos em parcelas (desde que essa opção seja autorizada no país), cada dedução na folha de pagamento será limitada a 10% da remuneração mensal líquida do(a) funcionário(a). Se você tem a expectativa de mudança na sua remuneração para esse ano, você deve levar isso em consideração. É responsabilidade de cada funcionário(a) garantir que ele cumpra o limite de 25% de sua remuneração anual bruta. O não cumprimento deste limite expõe você ao risco de penalidades fiscais.
O que significa “salário anual bruto”?
Na França, o salário anual bruto corresponde à remuneração antes de qualquer contribuição para o seguro social do(a)s funcionário(a)s, honorários profissionais e antes do imposto de renda. Inclui a remuneração fixa e a variável, juntamente com todos os bônus recebidos ou devidos durante o ano e pagos pela empresa em 2025.
Exceções específicas (como maternidade ou auxílio-doença) e os métodos de cálculo relacionados devem ser discutidos com os correspondentes jurídicos locais.
O que fazer se o(a)s funcionário(a)s tiverem dificuldades durante o processo de subscrição on-line?
O correspondente local de RH está disponível para ajudar o(a)s funcionário(a)s com suas subscrições on-line.
É possível fazer várias subscrições para o(a) mesmo(a) funcionário(a)?
Só é aceita uma subscrição por pessoa. Se forem feitas várias subscrições, somente a última subscrição será levada em conta.
O que fazer se um(a) funcionário(a) perder seus códigos de acesso?
Eles podem clicar em “Subscrever o myAL myShare 2025” no site myalmyshare2025.airliquide.com para acessar o site de subscrição.
Se o(a) funcionário(a) tiver perdido a senha, deverá clicar em “Forgot password” (Esqueci a senha) e seguir as instruções na tela.
Se o(a) funcionário(a) tiver perdido o código de acesso, deverá clicar em “I am an employee and have not received my access code” (Sou funcionário(a) e não recebi meu código de acesso) e seguir as instruções na tela.
Se ainda assim não conseguir se conectar ou não tiver um endereço de e-mail registrado, ele(a) poderá entrar em contato com a Uptevia pelo telefone +33 1 49 37 83 12 (entre 9h00 e 18h00, horário de Paris) ou por e-mail no seguinte endereço employee@support.uptevia.com (não deve ser usado para obter informações gerais sobre o plano). Essa linha telefônica e esse endereço de e-mail são válidos somente durante o período de subscrição.
O(a) funcionário(a) também pode entrar em contato com o correspondente local de RH.
É possível cancelar uma subscrição?
As subscrições podem ser canceladas até o último dia para subscrições (23h59, horário de Paris, em 13 de novembro de 2025), clicando em “Cancelar minha subscrição” no site de subscrição.
Quais são as condições de pagamento?
Sujeito às regulamentações locais, o(a) funcionário(a) pode escolher entre dois métodos de pagamento:
- Pagamento integral antecipado, usando o método de pagamento especificado pela entidade local.
- Pagamento através de desconto na folha de pagamento, geralmente em 12 pagamentos mensaissujeito às regulamentações locais, a partir do mês seguinte à inscrição das ações em sua conta. Pode haver um limite para o valor permitido usando esse método de pagamento. Para obter mais informações, consulte os documentos relativos ao país em questão, que podem ser encontrados na seção “Download de documentos”.
Observação: o pagamento não pode ser dividido entre pagamentos antecipados e mensais.
Qual a moeda de subscrição?
- Para países da zona do euro: o(a) funcionário(a) subscreve em euros.
- Para países fora da zona do euro: o(a)s funcionário(a)s subscrevem em sua moeda local com base na taxa de câmbio definida em 28 de outubro de 2025. No entanto, como as ações da Air Liquide S.A. estão listadas na bolsa de valores de Paris, seu investimento será em euros. Após o vencimento do investimento, a taxa de câmbio pode, portanto, ter um impacto positivo ou negativo em seu investimento. Assim, se o euro se valorizar em relação à sua moeda, o valor do seu investimento denominado nessa moeda aumentará. Em contrapartida, se o euro se desvalorizar em relação à sua moeda, o valor das ações na sua moeda também diminuirá. Portanto, o(a)s funcionário(a)s assumem o risco da taxa de câmbio até a venda de suas ações.
Período de indisponibilidade e resgate antecipado
Onde as ações do(a)s funcionário(a)s serão mantidas?
As ações subscritas serão automaticamente registradas em nome do(a) funcionário(a) em uma conta direta de ação registrada.
Por quanto tempo o investimento fica indisponível?
As ações subscritas ficarão indisponíveis por cinco anos (ou três para os EUA) a partir da data em que o Plano de Compra de Ações para Funcionários (ESPP) for executado, exceto no caso de resgate antecipado.
As cláusulas de resgate antecipado aplicáveis em um país estão indicadas no suplemento local do país.
Por que há um período de indisponibilidade?
O período de indisponibilidade é definido pela lei francesa em troca do desconto concedido ao(à)s funcionário(a)s.
Em quais circunstâncias o resgate antecipado pode ocorrer?
As ações subscritas ficarão indisponíveis por cinco anos (ou três para os EUA), exceto no caso de resgate antecipado. O resgate antecipado é um direito e não uma obrigação. Ela só pode ser invocada se o fato gerador ocorrer após o período de subscrição.
A solicitação do(a) funcionário(a) deve ser apresentada em até seis meses após a ocorrência do fato gerador. Após seis meses, nenhuma solicitação será considerada. No entanto, em caso de rescisão do contrato de trabalho, morte, invalidez, dívida incontrolável ou violência doméstica, as solicitações podem ser apresentadas a qualquer momento após o aumento de capital.
No caso de resgate antecipado, o(a) funcionário(a) poderá optar por vender todas ou algumas de suas ações. Eles receberão o preço correspondente à venda. Entretanto, eles não podem transferir suas ações para outra conta aberta em seu nome.As cláusulas de resgate antecipado aplicáveis no país estão listadas no suplemento local disponível na seção “Download de documentos”.
O que acontece se o(a) funcionário(a) mudar de entidade durante o período de indisponibilidade de cinco anos (ou três, no caso dos EUA)?
Você continua empregado(a) por uma empresa do Grupo, quer se enquadre no âmbito de elegibilidade ou não. Esta não é uma cláusula de resgate antecipado.
O que fazer se um(a) funcionário(a) quiser desbloquear seus ativos?
O(a) funcionário(a) deve entrar em contato com seu correspondente local de RH.
É possível resgatar apenas parte dos ativos?
Sim. É possível solicitar o resgate total ou parcial das ações subscritas e indisponíveis.
Deve-se observar que, no caso de resgate parcial, o(a) funcionário(a) não poderá solicitar um segundo resgate antecipado com base na mesma cláusula de resgate antecipado. De fato, ele só pode ser invocado uma vez. O restante permanece bloqueado até o vencimento, a menos que seja afetado por outro caso de resgate antecipado.
O que acontece no final do período de indisponibilidade?
Os ativos se tornam disponíveis: o(a) funcionário(a) tem a possibilidade de mantê-los ou vendê-los.
Gestão de ativos
Como um(a) funcionário(a) será informado sobre a disponibilidade de suas ações?
O investidor pode baixar um recibo de confirmação em sua conta.
Como acompanhar o preço da ação da Air Liquide, listada na bolsa de valores de Paris?
O preço das ações está disponível no site www.airliquide.com.
Após a subscrição, quem responderá às perguntas do(a)s funcionário(a)s?
Os correspondentes locais ou a pessoa responsável pela participação acionária do(a)s funcionário(a)s localmente serão responsáveis por fornecer informações durante o período de participação acionária.
A venda das ações é realizada imediatamente quando o(a) funcionário(a) a solicita?
No caso de resgate antecipado, a solicitação é processada imediatamente após o recebimento dos documentos necessários, seguido pela venda das ações. Alguns atrasos excepcionais podem ocorrer devido a uma carga de trabalho inesperada.
O(a) funcionário(a) precisa pagar uma taxa para vender suas ações?
Para essa transação, as taxas representam 0,1%, excluindo impostos, do valor bruto da transação, sem venda mínima.
O(a)s funcionário(a)s de um país fora da zona do euro podem solicitar que o valor da venda de suas ações seja depositado em uma conta em euros (desde que possuam uma)?
O valor da venda das ações será pago na conta bancária que consta na conta do(a) Acionista ou através da subsidiária. Todas as transferências bancárias emitidas pela Air Liquide são feitas em euros.
Observação: se a conta bancária não aceitar euros e se não houver um banco intermediário para fazer a conversão, a transferência será impossível. Portanto, o(a)s funcionário(a)s precisarão abrir uma conta em um banco que aceite moedas estrangeiras. A Air Liquide não cobra taxas de transferência ou de câmbio sobre essas transações, mas alguns bancos intermediários ou o próprio banco do(a) Acionista podem cobrar essas taxas.
É possível que um(a) funcionário(a) que tenha duas contas bancárias em dois países diferentes escolha a conta na qual os rendimentos da venda serão pagos ou eles são necessariamente pagos na conta bancária do país em que ele(a) é residente fiscal?
Exceto nos casos em que os fundos precisem passar por uma subsidiária, o valor da venda será pago à conta bancária que consta na conta do Acionista, a menos que o(a) Acionista forneça um novo código IBAN com os dados bancários em seu nome. O(a)s Acionistas podem, excepcionalmente, usar uma conta bancária domiciliada em um país diferente daquele em que são tributáveis, exceto quando proibido pelas regulamentações locais.